Chandrayaan-3
- CV News Curitiba
- 18 de set. de 2023
- 1 min de leitura
A Índia, por meio da agência Indian Space Research Organisation
(ISRO), deu um grande passo na astronomia, em razão do lançamento
do veículo de pesquisa Chandrayaan-3. Sua decolagem ocorreu no
dia 14 de Julho deste ano, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan,
depois de um financiamento na quantia equivalente a 75 milhões de
dólares, e pousou em solo lunar no dia 23 de Agosto.

Tal missão está sendo a terceira do projeto Chandrayaan. O primeiro modelo teve seu lançamento em 2008, e o segundo em 2019. Ambos tiveram falhas no decorrer do processo, funcionando como antimodelo para o design do terceiro veículo. A duração esperada da missão é de um dia lunar, ou seja, catorze dias terrestres.
Os objetivos de pesquisa da ISRO com a nave são provar a possibilidade de um pouso suave na lua, demonstrar o funcionamento do rover - robô usado para coleta de informação - na superfície da Lua e tornar experimentos in situ - em seu lugar de origem, possíveis. No campo de análise, sabe-se que a agência deseja processar dados de sismografia, que consiste em analisar os abalos sísmicos e de topografia, assim abrangendo os conhecimentos sobre o solo do satélite natural da Terra.

É fato que o Chandrayaan-3 trará impactos políticos, levando em conta o recente lançamento de uma nave russa, que, no entanto, acidentou-se no decorrer da missão. Com todos os avanços nessa nova era da astronomia, é garantido que a Índia progredirá aceleradamente rumo a importantes potências mundiais.
תגובות