top of page
Foto do escritorCV News Curitiba

Missão com amostras de asteroide retorna a Terra e tem pouso bem-sucedido



A cápsula que contém amostras da superfície do asteroide Bennu pousou com êxito no deserto dos Estados Unidos, Utah, segundo a Nasa. As amostras retornaram à Terra no interior de uma cápsula, para a conservação delas.

A cápsula tem o tamanho de um pneu de carro e levou cerca de 13 minutos para atravessar a atmosfera terrestre.



A sonda Osiris-Rex foi lançada da Terra em setembro de 2016 e chegou ao asteroide Bennu, o qual tem probabilidade baixa de atingir nosso planeta, em dezembro de 2018 para coletar amostras. Embora seja difícil, se um objeto espacial com um diâmetro de 500 metros colidisse com a Terra, os danos poderiam ser catastróficos. O impacto poderia resultar na completa devastação de uma cidade do tamanho de São Paulo. No entanto, é importante ressaltar que o risco de tal evento ocorrer é baixo.



A missão do OSIRIS-REx tem como objetivo realizar estudos detalhados sobre as composições do asteroide Bennu. Ao compreendermos do que ele é feito, poderemos encontrar soluções para prevenir possíveis impactos com a Terra. Em outubro de 2020, a sonda, realizou uma manobra para coletar uma amostra de poeira e fragmentos rochosos da superfície do asteroide. Essa amostra será cuidadosamente analisada por cientistas, podendo fornecer informações valiosas sobre a história e origem do Sistema Solar.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page