“Dor Fantasma” é uma fantástica obra escrita por Rafael Gallo, vencedor do prêmio literário José Saramago. O livro se baseia na incessante busca de Rômulo Castelo pela perfeição ao tocar piano. Ainda que a história pareça unicamente focada na música, ela apresenta concisamente a masculinidade tóxica, o ciclo de opressão parental e a postergada saúde mental de Castelo. Além disso, mostra a realidade de um trabalhar amargurado, cujo fim único é trabalhar apenas para pagar contas - fato muito próximo à realidade do público.
O exemplar faz o leitor refletir se “vale a pena se preocupar tanto?” com uma grande reviravolta que transforme a vida do pianista, afinal, manter-se frio ao ler esse romance necessita de esmero, O cenário de um casamento frustrado que gerou um filho incapaz, na visão de Rômulo, gera uma aflição infindável. Em síntese, o autor põe sua melancolia no papel de forma sufocante, mas extremamente intrigante.
Movido pela escrita, Gallo venceu uma depressão, da mesma forma que o protagonista. O escritor deixa perceptível na obra que passou por uma grande superação em sua vida.
– Flávio
Comments